Durante o programa “Sala de Entrevista” os alunos puderam contribuir para o debate sobre educomunicação.  Um paradigma como diz o professor e jornalista Ismar Soares. A educação olha para a comunicação como uma parceira e a comunicação aceita o desafio de mudar a sociedade, contribuir para a inclusão social.  Os alunos puderam falar um pouco sobre a experiência de cada um e sobre o que absorveram da entrevista publicada no trabalho de conclusão de curso da, hoje jornalista,  Lívia Zanolini.   O último reduto que a educomunicação entra é na escola, o professor Ismar Soares acredita na participação, no envolvimento de toda a sociedade, e que os donos de veículos de comunicação podem contribuir com novos projetos em escolas e comunidades de acordo com as diferentes realidades.  Quando os alunos da disciplina Projetos em Radio foram abordados sobre a importância da educomunicaçao como um novo campo para os jornalistas, a idéia foi bem aceita.  Todos querem dar uma contribuição para ajudar no processo de formação das futuras gerações. O aluno Graciano disse com entusiasmo que quer participar deste processo e ajudar em novos projetos em escolas e comunidades nesta formação social.  Um dado importante lembrado pelo professor Luis Fernando foi a redução da violência nas escolas que implantaram o projeto do jornalista Ismar Soares, que tinha como mídia a rádio feita pelos alunos. A aluna Andréia contou a experiência de professora na escola Corina de Oliveira onde já existe um projeto de radio funcionando e ela sentiu que o conceito funciona o desempenho dos estudantes é muito melhor com o estímulo da criatividade.  O processo ainda está no começo, sendo construído e abrindo o caminho para quem for entusiasmado com o tema.  Ainda existem conflitos de conceitos sobre o tema, alguns achando que é muito vago, e outros apostando em especializações para formar futuros educadores com o perfil de Educomunicação.

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tqfghqvhgxfcwqgbggggwsvthfhgbvfgghrt buytghgytr | 13/11/2013

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Educomunicação

Andréia Rosa de Carvalho | 19/03/2010

Vamos torcer para que tenha futuro, pois a educação, especialmente, como está nos últimos tempos precisa melhorar muito, está ficando impossível o ensino em sala de aula. É um desafio essa nova proposta da Educomunicação. Ainda existe muita resistência na educação em relação a maneiras diferenciadas de ensinar, infelizmente, mas precisa mudar.

Educomunicação

Taynara Prado | 24/02/2010

Parabéns pela matéria Marcelo, nosso debate sobre Educomunicação foi sem dúvida muito proveitoso, discutimos possibilidades de colaborar com as novas gerações usando ferramentas midiáticas que os atraiam, e paralelo a isto gravamos uma discussão no programa Sala de Entrevista defendendo nossas conclusões e opiniões sobre o texto do Ismar Soares falando de educomunicação.!

Oi Marcelo

Roseli Lara | 18/02/2010

A toda hora os profissionais se deparam com novos paradigmas. A Educomunicação é realmente transformadora, na medida em que a sociedade pode se sair da apatia de mera consumidora das mídias para protagonista de produções. Vamos ficar abertos sempre ao novo. Parabéns pela sua sempre receptividade e desculpem, hoje: pelos 16 anos de casados.
Beijos.

Comentário

Luis Fernando Oliveira | 14/02/2010

OLá Marcelo! Gostei do termo "parceria" utilizado na matéria. O diálogo entre estas duas formações, educação e comunicação, será facilitado quando começarem a se olhar como parceiros num processo de transformaçao social. A surpreendente revelação que Ismar Soares faz, na entrevista, sobre a escola ser a última instãncia que a educom deve alcançar, mostra, ao meu ver, o nível de engajamento que se deve ter com esse novo paradigma. É, sempre, muito importânte ressaltar os resultados de todas as ações. Parabéns pela reportagem!

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