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Plano de Ensino |
2º Semestre 2010 |
Curso: Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo |
Período: 6° |
Turno: Noturno |
Componente curricular: Projetos em Rádio |
Código: |
Carga Horária |
Teórica |
Prática |
Atividade |
Total |
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Presencial |
Não- Presencial |
20h |
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60h |
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40h |
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Professor(a): |
Titulação: |
Luís Fernando Ribeiro de Oliveira |
Especialista |
Ementa: |
Entrevista e programas radiofônicos: gravação e edição. Programas de variedades, especiais, debates, documentários e adaptações literárias: redação e produção. A produção em rádio. Montagem de programação para emissoras de rádio. Criação e adaptação de argumento.
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Perfil Final: |
Pretende-se formar um profissional apto a elaborar, produzir e gerenciar projetos em rádio em emissoras comerciais, educativas, web, entre outras, e que seja capaz de levar, ao meio, propostas inovadoras e viáveis técnica e financeiramente, tendo domínio da linguagem e das características do rádio.
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Componente curricular e seus objetivos: |
O componente envolve técnicas de planejamento e produção de programas radiojornalísticos, compreendendo a captação, a produção e a transmissão das informações, processos técnicos e de suporte ao jornalismo no rádio, formatos de programas tradicionais e experimentais. Pretende-se proporcionar uma leitura crítica da programação radiofônica e oferecer elementos necessários ao domínio da produção radiofônica, abrindo espaço para criatividade, inovação e autonomia no desenvolvimento de projetos em rádio.Os alunos serão deverão participar de um grupo de pesquisa em Educomunicação.
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Desenvolvimento metodológico (metodologia, estratégias e recursos): |
Aulas teóricas: Exposição oral dialogada com uso de recursos audiovisuais e materiais; seminários. Aulas práticas: Elaboração, execução e finalização de projetos em rádio. Recursos necessários: · Laboratório de locução e edição · Gravadores e fitas cassete · Gravadores digitais · Computadores com software de edição e impressoras Obs.: Serão desenvolvidos trabalhos e projetos interdisciplinares no referido período.
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Avaliação: |
Primeira etapa: 50 pontos 05/02 – 05 pontos para produção de Vinheta. 12/02 – 05 pontos para produção de Educomunicação. 26/02 – 05 pontos para produção de Sociodrama. 05/03 – 05 pontos para produção de Enquetes. 12/03 – 15 pontos para Avaliação de conteúdo e prova prática. 19/03 – 05 pontos Um conto em um minuto rádio – conto/piada/crônica. 26/03 – 10 pontos para Elaboração, produção e gravação de radionovela.
Primeira etapa: 50 pontos 12/04 – 05 pontos para elaboração e produção de radiorevista. 16/04 – 05 pontos para gravação de Radiorevista. 11/05 – 10 pontos para o Projeto “Uniube Aberta”. 21/05 – 10 pontos para edição do programa Educomunicação “Uniube Aberta”. 18/06 – 10 pontos para avaliação teórica e prática. 24/06 – 10 pontos participação no blog e no site da disciplina.
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Critérios de avaliação · Em trabalhos em grupo, a nota dos membros poderá não ser a mesma. Isto dependerá da participação de cada aluno no desenvolvimento do trabalho. · Os alunos também serão avaliados de acordo com a participação, criatividade, capacidade de aprendizagem e comprometimento. · Provas de segunda chamada só serão realizadas mediante aprovação do Colegiado do curso. Critérios de aprovação/reprovação/exame-final A avaliação do processo ensino-aprendizagem obedecerá ao regimento geral da universidade. Ao longo do semestre letivo serão distribuídos 100 (cem) pontos, por intermédio de atividades avaliativas processuais e distribuídas em duas etapas durante o período letivo: Nota 1, totalizando 50 (cinquenta) pontos a serem distribuídos até a 10a semana de aula e Nota 2, somando 50 (cinquenta) pontos a serem distribuídos até a 20ª semana de aula. A aprovação do aluno nesse componente curricular segue como parâmetro notas iguais ou superiores a 70, durante o ano letivo. Nos casos em que os alunos não alcançarem essa margem mínima de pontuação, será oportunizada a realização de um Exame Suplementar, fora do período letivo – última semana de férias –, àqueles alunos com notas entre 40 e 69 pontos, obedecendo à seguinte operação:
Explicando: é preciso juntar a nota final do semestre, multiplicar por três, somar com a nota do Exame Suplementar multiplicada por dois, e dividir por cinco. Para ser aprovado, o aluno deve conseguir um resultado que seja igual ou superior a 60 pontos. Os alunos com notas iguais ou menores de 39 pontos já estarão automaticamente reprovados. Recuperação da Aprendizagem
Caso o aluno apresente dificuldades de aprendizagem no desenvolvimento do componente curricular, será avaliado para identificação da atividade mais adequada ao seu caso.
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Conteúdo Programático:
02/02 - teoria: Apresentação do componente e introdução a projetos em rádio (Educomunicação). Proposta do seminário sobre Educomunicação. 05/02 - Teoria: Vinhetas e construção das primeiras peças – a importancia de planejar. 05/02 - Prática: gravação das primeiras peças (Vinhetas). 09/02 - Teoria: Ouvir as vinhetas produzidas e avaliação. 12/02 - Teoria: Debate sobre Educomunicação. 12/02 - Prática: Debate sobre Educomunicação. 19/02 - Teoria: Sociodrama no radio. 19/02 - Prática: Sociodrama – debate. 23/02 - Teoria: Produzir Sociodramas. 26/02 - Teoria: Debate sobre papéis sociais – Sociodrama. 26/02 - Prática: Gravação do Sociodrama. 02/03 - Feriado (reposição dia 20/03) 05/03 - Teoria: Enquete ou inquérito estatístico. 05/03 - Prática: Enquete ou inquérito estatístico 09/03 - Teoria: Dramaturgia (conceito e estrutura). 12/03 - Teoria: Avaliação 1 de Conteúdo (teoria). 12/03 - Prática: Avaliação 2 de Conteúdo (Prática). 16/03 - Teoria: Dramaturgia no rádio (aplicabilidade). 19/03 - Teoria: Dramaturgia no rádio (adaptação de histórias e contos). 19/03 - Prática: Elaboração e gravação de conto/piada/crônica/história. 23/03 - Teoria: Radionovela. 26/03 - Prática: produção da radio novela. 26/03 - Prática: gravação da radionovela. 30/03 - Teoria: Teoria radiorevista. 02/04 - Teoria: Feriado (reposição 24/04). 02/04 - Prática: Feriado (reposição 24/04). 06/04 - Teoria: Elaboração de radiorevista. 09/04 - Teoria: Produção de vinhetas para a radiorevista. 09/04 - Prática: Produção de quadros para a radiorevista. 13/04 - Teoria: ultima revisão do projeto radiorevista. 16/04 - Teoria: Gravação radiorevista. 16/04 Prática: Gravação radiorevista. 20/04 - Teoria: mixagem, edição e apresentação de recursos técnicos. 23/04 - Teoria: Mixagem do projeto radiorevista. 23/04 - Prática: Mixagem do projeto radio revista. 27/04 - Teoria: Autoavaliação. 30/04 - Teoria: Avaliação de conteúdo (teoria). 30/04 - Prática: Avaliação de conteúdo (prática). 04/05 - Teórica: Projeto “Uniube Aberta” – programa educom. 07/05 - Teoria: Educomunicação – Uma Educação para a Cidadania. 07/05 - Prática: Visita no curso de Educação (interdisciplinar).
11/05 - Teoria: socialização da visita feita ao curso de Educação. 14/05 - Teoria: produzir um programa voltado para Educom. 14/05 Prática: Entrevistas (no campus). 18/05 - Teoria: Produção de roteiros Educom. 21/05 - Teoria: Gravação de vinhetas.. 21/05 - Prática: Edição das vinhetas Educom. 22/05 - Uniube Aberta – Apresentação do programa Educom – e apresentação “ao vivo” da rádio do 6º período. 25/05 - Teoria: Socialização sobre a particpação do projeto na Uniube Aberta. 28/05 - Teoria: Pesquisa sobre a realidade do rádio em Uberaba. 28/05 - Prática: Debate: o que podemos apresentar de novo. 01/06 - Teoria: radio comunitária. Possibilidades e desafios 04/06 - Prática: radioweb (streaming) Possibilidades e desafios. 04/06 - Prática: radiowebtv (streaming). Novos horizontes. 07/06 - Teoria: Podcast. 11/06 - Teoria: Montando uma radioweb. 11/06 - Prática: Montando uma radiowebtv. 15/06 - Prática: Montando um podcast. 18/06 - Teoria: Avaliação Teórica. 18/06 - Prática: Avaliação Prática. 22/06 - Teoria – Vista de prova. 25/06 - Teoria – Gravação de debate sobre o conteúdo. 25/06 - Prática – Gravação de debate sobre conteúdo. 29/06 - Prática – Ouvir o debate e avaliação do site e do blog.
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Bibliografia básica: |
BARBEIRO, Herodoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de radiojornalismo: produção, ética e internet. Rio de Janeiro: Campus, 2001. BOM MEIHY, José Carlos Sebe. Manual de história oral. 2 ed. São Paulo: Loyola, 1998. FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000/2001. MEDITSCH, Eduardo. O rádio na era da informação: teoria e técnica do novo jornalismo. Florianópolis: UFSC, 2001. SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva. Rádio: oralidade mediatizada. São Paulo: Anablume, 1999 SOARES, Ismar de Oliveira. “Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação”, In Comunicação & Educação, São Paulo, ECA/USP-Editora Segmento, Ano VIII, já./abr.. 2002, no. 23, pg. 16-25. ZANOLINI, Lívia. Educomunicação nas escolas de Uberaba. Revista Educativa. Uberaba, 2009. https://comunicacaouniube.com.br/revista-educativa-uma-nova-proposta-educacional/ VIGIL, José Ignacio López. Manual Urgente para Radialistas Apaixonados. Paulinas, São Paulo-SP, 2004.
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Bibliografia Complementar: |
CÉSAR, Cyro. Como falar no rádio: práticas de locução AM e FM. São Paulo: Ibrasa, 1990/1991. ___________. Rádio: inspiração, transpiração e emoção. São Paulo: Ibrasa, 2001. CHANTLER, Paul; HARRIS, Sim. Radiojornalismo. São Paulo: Summus, 1998. CRAWFORD, Doug. ABC da gravação. 2. ed. São Paulo: Summus, 1974. FERRARETTO, Luiz Artur; KOPPLIN, E. Técnica de redação radiofônica. Porto Alegre: Sagra, 1992. HAUSSEN, Doris Fagundes. Rádio e política: tempos de Vargas e Peron. Porto Alegre: Edipucrs, 1997. JUNG, Milton. Jornalismo de rádio. São Paulo: Contexto, 2004. MEDITSCH, Eduardo (org.). Rádio e pânico: a guerra dos mundos, 60 anos depois. Florianópolis: Insular, 1998. KAPLAN, Sheila; REZENDE, Sidney. Jornalismo eletrônico ao vivo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. KLOCKNER, Luciano. A notícia na Rádio Gaúcha: orientações básicas sobre texto, reportagem e produção. Porto Alegre: Sulina, 1997. LOPES, Maria Immacolata V. O rádio dos pobres: comunicação de massa, ideologia e marginalidade. São Paulo: Loyola, 1988. MOREIRA, Sônia Virgínia; DEL BIANCO, Nélia R. (Orgs.). O rádio no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999. ORTRIWANO, Gisela Swetlana. Radiojornalismo no Brasil. São Paulo: Com Arte, 1987. PORCHAT, Maria Elisa. Manual de radiojornalismo (Jovem Pan). São Paulo: Ática, 1989 PARADA, Marcelo. Rádio: 24 horas de jornalismo no ar. São Paulo: Panda, 2000. PRADO, Emilio. Estrutura e informação radiofônica. São Paulo: Summus, 1989. RECORDER, Maria-José; ABADAL, Ernest; CODINA, Luís. Informação eletrônica e novas tecnologias. São Paulo: Summus, 1991. TAVARES, Reynaldo C. Histórias que o rádio não contou. São Paulo: Negócio, 1997/1999
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Assinatura do Docente |
Assinatura da Direção do Curso |