Rádio web - miscelânia digital
Rádio Web - A Conexão no lugar da sintonia.
Como a informação e programas ficam armazenados em arquivos disponibilizados na rede, o internauta pode acessá-los de acordo com sua necessidade e conveniência. Se a comunicação implica em relacionamento, ação e reação e, se toda comunicação tem elementos de persuasão (CITELLI,1984).
Conforme a conceitualização de FAUS BELAU (1981:166), “o produto radiofônico é resultado de uma intencionalidade auditiva, que implica uma complementariedade de processos criadores, e de suas elaborações através de trabalhos técnicos”. Sendo assim as emissoras online apesar de terem um serviço bem estruturado de áudio para a Internet, já que os usuários interagem com um sistema informatizado, definindo em um banco de dados o que querem ouvir, sem a participação direta de um profissional na produção de uma grade de programação, não podemos afirmar com certeza de que sejam uma rádio.
Segundo MEDITSCH (1999), esse tipo de serviço é, na verdade, fonográfico, não se caracterizando como radiofônico por não ser emitido em tempo real. A transmissão da programação de emissoras de sinal aberto através da Internet, como na “Radio Click”, é na realidade o uso de mais um canal de distribuição de áudio (de transmissão) para essas rádios, podendo ter no site um suporte multimídia agregado para suplementar as mensagens radiofônicas ali veiculadas; ou seja, o produto sonoro radiofônico de FAUS BELAU está presente no processo de confecção dessas rádios, a partir dos estúdios onde são realizados os programas, não descaracterizando os elementos que definem o meio radiofônico, mas agregando outros. (JUNIOR, 2003)
Na “Radio Rio Vermelho”, programa exclusivamente de Internet, há uma comunicação ao vivo com o ciberouvinte e uma preocupação em manter a estética de uma programação de rádio, seguindo os mesmos padrões de produção de uma emissora convencional. A forma de produção e transmissão totalmente digitalizada, o que possibilita a redução dos custos e maior agilidade na concepção da programação. Há produtos radiofônicos como em qualquer outra emissora aberta, mas a transmissão é feita via rede e o site proporciona aos usuários outros recursos que não somente o áudio. O mesmo acontece com programas que disponibilizam para o ciberouvinte por meio de uma web can (câmera de vídeo), o que acontece no estúdio na hora da transmissão. Seus personagens, locutores, entrevistados, programadores, criando assim mais uma atração durante a transmissão, unindo áudio e imagem simultaneamente, ampliando ainda mais a perspectiva de MCLEISH (1986:15), para quem “o rádio leva o mundo para aqueles que não sabem ler ou não podem ver”. As novas tecnologias estão proporcionando tendências, como a tentativa.
MCLEISH, Robert. Tecnicas de creacion y realizacion en radio. Madri: IORTV, 1986.
CITELLI, A., Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 1984.
FAUS BELAU, Angel. La radio, introduccion a um médio desconocido. Madri: Latina, 1981.
JUNIOR, A. B., Rádio na internet: convergência de possibilidades. Trabalho apresentado no
Núcleo de Mídia Sonora, XXVI Congresso Anual em Ciência da Comunicação, Belo
Horizonte/MG, 02 a 06 de setembro de 2003. Disponível em
< http//www.intercom.locaweb.com.br/pesquisa/classificados.shtml >