A Educomunicação como inclusão social

 

É um conceito pedagógico que propõe o uso da junção da comunicação com a educação para melhor ensinar e educar jovens e adultos. Este pode ser trabalhado em todos os setores da educação e em meios comunitários.

Segundo o difusor da ideia, Ismar Soares, este novo termo inserido aos meios acadêmicos tem como gênero fundamental usar os meios comunicacionais para ensinar e educar de maneira diferenciada e atrativa aos olhos de grupos ou pessoas que devem aprender com esta nova metodologia.

Tal ideia seria aplicada como um incentivo a análise crítica das mídias eletrônicas e impressas. Desta maneira poderíamos obter maior ganho para com os cidadãos. Criando assim pessoas mais aptas a analisarem e entenderem os conteúdos divulgados pelas mídias atuais.

Este campo de novas ideias trabalharia como uma comunicação educativa, objetivando e planejando um novo desenvolver dos sistemas educativos. Este seria um acesso de direito universal a todos os cidadãos ajudando a propagar o ensino de modo criativo e inovador.

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Luís Fernando Oliveira | 24/02/2010

Olá Grasiano! Concordo, plenamente, quando você ressalta que a Educom propõe uma maior criticidade, porém, precisamos tomar cuidado, pois ninguém cosnegue conscientizar o outro, só a si mesmo. A Educom ajuda no processo, mas esse tema caberia, com certeza, uma discussão mais aprofundada. Valeu!

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