Acadêmicos do Curso de Comunicação Social da Uniube estão aprofundando conceitos sobre Educomunicacão, uma proposta inovadora que chega às escolas do Brasil. O primeiro contato foi na sexta-feira, dia 12, na disciplina Projetos em Rádios, onde o professor Luis Fernando Oliveira propôs como subsídio de discussão a entrevista do jornalista Ismar Sores, um dos pensadores da Educomunicaçáo no  Brasil.
A discussão do tema ocorreu no Programa Sala de Entrevista, criado pela disciplina. No programa. os alunos tiveram a oportunidade de expõr o que pensam sobre Educomunicação, refletindo sobre os desdobramentos da produçào de conteúdos midiáticos pela comunidade escolar.
Em Uberaba, a primeira experiência ocorreu na Escola Estadual Corina de Oliveira, com a implantação da Rádio Corina, onde os mediadores da comunicaçào sáo os alunos da escola. 
Na opiniào da aluna Taynara Prado a Educomunicaçao tende a ser uma prática da nova geraçào, pois os jovens já estáo nascendo em um contexto midiático, que automaticamente se insere na escola.
Taynara considera ainda que projetos neste sentido reforçam o interesse da criança pela escola, pois usar a mídia é prazeroso para os estudantres. 

O interesse pelos cursos de comunicaçao e pelo tema tem crescido, tanto que a Uniube  vai oferecer no segundo semestre deste ano, curso de especializaçao em Educomunicaçào.

O professor e jornalista Jose Marques de Mello  reflete  sobre a comunicaçao e a rscola em seu livro  Teoria do Jornalismo  e propõe  a migraçao de meras avaliaçoes da mídia pela escola, para produçào de conteúdos. 

Comente este texto

Educomunicação

Andréia Rosa de Carvalho | 19/03/2010

É a avaliação é um método muito ultrapassado e existem muitos estudados na área que propõe essa mudança de paradigma. Espero que os alunos possam vivenciar como nós a prática de aprender dentro de um estúdio de rádio. Pois, facilita e muito na busca de aprendizagem e caompartilhar o conhecimento com outras pessoas.

Educomunicação...

Taynara Prado | 24/02/2010

Rose adorei o texto,bacana,coerente, e explica exatamente o que estamos debatendo e aprendendo na disciplina de Projetos em Rádio, sem dúvidas tem sido um crescimento enorme para a turma discutir e defender opiniões sobre a educomunicação no país. Tema este que tende a ser misturar no dia a dia da sociedade cada vez mais e que vai ampliar o as formas de aprendizado das pessoas em todo o país.
A propóisto o programa Sala de .Entrevista tem sido uma proposta pedagógica que nos motiva a estudar os temas propostos para discutirmos em um clima amigo, de bate papo em rádio. Adorei a experiência!

comentario

Helenaldo | 18/02/2010

Ola Roseli, concordo no ponto de vista de que a produção de conteudos na midia ainda precisa ser mais exploradas e difundidas. E o projeto na escola Corina foi um sucesso e mudou a vida de muitos alunos que al'i passara, foi ate tema de reportagens em tv e jornais

Texto sobre Educom

Marcelo Lara | 16/02/2010

Olá. Bom dia em plena terça-feira de carnaval. Alguém precisa trabalhar né? Bom texto, conteúdo bem embasado. Valeu o destaque nos exemplos que estão próximos, aqui mesmo em Uberaba. Escolas que começam despertar para a era da educomunicação. Usar a mídia e não ser usado por ela, ter opinião, explorar a individualidade de cada aluno. É esperar agora para ver os novos profissionais preparados para este novo campo que surge aos futuros comunicadores, no caso educomunicadores.

Comentário

Luis Fernando Oliveira | 14/02/2010

Olá Roseli! Quando você usa os conceitos de produção e mediação, penso eu, você vai no cerne do que pensa Ismar Soares sobre a juñção da educação com a comunicação, ou seja, educom. Você foi muito feliz em trazer para a discussão, o competente professor e escritor cinquentenário, José Marques de Mello. Mello tem experiência de sobra para discorrer sobre o assunto, pois além de viver o dia a dia de um jornalista, ele tem uma visão muito rica sobre educação, pois é, também, professor.

Parabéns!

Novo comentário