Educar e comunicar


Uma nova proposta de ensino, ainda pouco conhecida no Brasil, tem mudado a opinião de muitos educadores quanto à maneira de informar a sociedade, é a educomunicação. Um conceito que entrelaça técnicas da educação escolar com técnicas de comunicadores e as mídias que eles utilizam.
O objetivo da educomunicação é utilizar da tecnologia midiática para tornar mais didático o trabalho de conteúdos educacionais em salas de aula e até mesmo em comunidades. Trazer as pessoas para dentro do processo de construção das notícias é uma forma, no mínimo, interessante e instigante de despertar o interesse dessas para memorizar e entender os conteúdos estabelecidos.
Sabemos que hoje a sociedade é totalmente midiática, especificamente, audiovisual, utilizar esses objetos comunicativos dentro de salas, por exemplo, é levar para os alunos a matéria e fazer com que eles participem da aula e discutem a mesma. A discussão leva as pessoas a adquirirem suas próprias opiniões sobre o assunto. Assim o ensino sai daquela didática: o monólogo do professor e os ouvidos dos estudantes, para ser um diálogo fomentador de novas idéias e interpretações, além de proporcionar a desconstrução de notícias e idéias e amplia a visão do que há por trás dessa construção. Aumenta assim o senso crítico de quem está analisando esse sistema.
Muitos que trabalham com essa nova metodologia vêem mudanças no comportamento da sociedade em que trabalha. As pessoas aumentam sua auto-estima, sua criatividade, sua visão crítica, diminui a violência em certos lugares, ocupa a cabeça e o tempo de muitos de uma forma divertida e motivadora.
Lógico que educomunicação ainda gera diversas opiniões. Muitos crêem que esse papel se restringe às escolas. Existem aqueles, que acreditam, mas por comodismo, não colam em prática. E tem aqueles que não acreditam nessa metodologia de ensino, acha ela vaga.
Eu entendo que essa nova forma de explicitar conteúdos acrescenta muito no currículo intelectual, pessoal e profissional de quem participa desse projeto. È um processo de construção de ensino e não imposição de matérias. A sociedade participa da estruturação de um conteúdo, discute e amplia essas teorias trazendo para elas um pouco de suas experiências pessoais, tem contato com programas de softwares e técnicas utilizadas na comunicação e aprimoram os seus conhecimentos e relações sociais.

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Comentário...

Luís Fernando Oliveira | 02/04/2010

Olá Verônica!

O seu texto ficou muito bom.
Concordo com você em tudo, mas eu agregaria a seu texto apenas um pequeno parágrafo...
A Educomunicação é uma fonte, quase, inesgotável de possibilidades. O seu principal alvo é a mediação dos personagens ou atores sociais, ou seja, o diálogo, a construção de todo processo. Isso acaba modificando, para melhor, esse diáologo tão necessário.

Parabéns pelo texto!

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