Sociodrama

  

Sociodrama

Psicologia social. Uma peça dramática improvisada por um grupo de pessoas a partir de um tema vagamente proposto,  com o objetivo de fazer aparecer estruturas latentes de um determinado grupo. O Sociodrama pode ser produzido para inverter papéis sociais, onde o inidivíduo faz experiência de olhar de um outro ângulo.

 

A consequência que esperamos de um Sociodrama é a Catarse.

 

Catarse

Palavra pela qual Aristóteles designa a “purificação” sentida pelos espectadores durante e após uma representação dramática.

Método psicanalítico que consiste em trazer à consciência recordações recalcadas. Libertação de emoção ou sentimento que sofreu repressão.

 

-----------------------

Por Andréia Carvalho

"O Sociodrama Público é uma prática social, portanto, um campo político de luta e criação de sentidos criador, criatura e criação num movimento circular ininterrupto." (Cida Davoli)
Essa frase me chamou a atenção, pois o campo social carece de manifestações e programas que promovam a luta e reflita o pensamento de um público que muitas vezes se sente sem voz. Porque acreditar que o povo de maneira geral gosta do que é passado pela mídia, é equivocado. Muitas pessoas se revoltam e sonham com uma nova forma de manifestação popular e das opiniões, discussões, etc.
Acredito que o Sociodrama é uma forma de atingir não só os intelectuais, mas, especialmente, várias classes da nossa sociedade. E o rádio é o veículo ideal para se produzir esse tipo de produto... E através da criatividade é possível produzir vários materiais que vão envolver e educar a população de maneira geral e trazer, também, informações importantes. Não só com o intuito de entreter, mas acrescentando conscientização com a apresentações artísticas através da voz e dramartugia; e debates sobre as realidades vivênciadas no dia a dia.

Sociodrama no Rádio, um desafio!

 

Os alunos da disciplina "Projetos em Rádio" aceitaram o desafio de desenvolver um sociodrama com linguagem radiofônica.

O tema será sobre corrupção na política de uma Cidade chamada: Corrupinólpolis. O local escolhido pelos alunos será, a Câmara Municipal de Corrupinópolis, onde será realizado uma audiência pública com vários atores sociais, como por exemplo, o político ideal, o político institucionalizado, o povo consciente e o povo tô nem aí, o Ministério Público e a mídia. O acontecimento é por causa de um projeto chamado H2O. Esse projeto tem como finalidade resolver os problemas das enchentes no município de Corrupinópolis.

 

Aula de terça feira dia 23/02/2010

 

 

O conteúdo Sociodrama voltou a ser tema de debate. Desta vez, o professor Luís Fernando propôs aos alunos uma discussão sobre os papéis sociais pré-definidos na última aula, dia 26 de fevereiro. O assunto girou ao redor do perfil de cada ator social, já que definir o perfil de um papel social, sem se colocar no lugar dele, do ponto de vista jornalístico, é inconcebível. Percebeu-se em sala de aula que, o assunto “corrupção” é complexo e merece aprofundamento. O programa sociodrama será gravado nesta sexta feira.