Plano de Ensino

2º Semestre

2010

 

Curso: Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo

Período: 6°

Turno: Noturno

 

Componente curricular: Projetos em Rádio

Código:

 

Carga

Horária

Teórica

Prática

Atividade

Total

Presencial

Não- Presencial

20h

 

60h

40h

 

 

Professor(a):             

Titulação:

Luís Fernando Ribeiro de Oliveira

Especialista

 

Ementa:                    

Entrevista e programas radiofônicos: gravação e edição. Programas de variedades, especiais, debates, documentários e adaptações literárias: redação e produção. A produção em rádio. Montagem de programação para emissoras de rádio. Criação e adaptação de argumento.

 

 

Perfil Final:   

Pretende-se formar um profissional apto a elaborar, produzir e gerenciar projetos em rádio em emissoras comerciais, educativas, web, entre outras, e que seja capaz de levar, ao meio, propostas inovadoras e viáveis técnica e financeiramente, tendo domínio da linguagem e das características do rádio.

 

 

Componente curricular e seus objetivos:               

O componente envolve técnicas de planejamento e produção de programas radiojornalísticos, compreendendo a captação, a produção e a transmissão das informações, processos técnicos e de suporte ao jornalismo no rádio, formatos de programas tradicionais e experimentais. Pretende-se proporcionar uma leitura crítica da programação radiofônica e oferecer elementos necessários ao domínio da produção radiofônica, abrindo espaço para criatividade, inovação e autonomia no desenvolvimento de projetos em rádio.Os alunos serão deverão participar de um grupo de pesquisa em Educomunicação.

 

 

Desenvolvimento metodológico (metodologia, estratégias e recursos):             

Aulas teóricas: Exposição oral dialogada com uso de recursos audiovisuais e materiais; seminários.

Aulas práticas: Elaboração, execução e finalização de projetos em rádio.

Recursos necessários:

·       Laboratório de locução e edição

·       Gravadores e fitas cassete

·       Gravadores digitais

·       Computadores com software de edição e impressoras

Obs.: Serão desenvolvidos trabalhos e projetos interdisciplinares no referido período.

 

 

 

Avaliação:                 

 

Primeira etapa: 50 pontos

05/02 – 05 pontos para produção de Vinheta.

12/02 – 05 pontos para produção de Educomunicação.

26/02 – 05 pontos para produção de Sociodrama.

05/03 – 05 pontos para produção de Enquetes.

12/03 – 15 pontos para Avaliação de conteúdo e prova prática.

19/03 – 05 pontos Um conto em um minuto rádio – conto/piada/crônica.

26/03 – 10 pontos para Elaboração, produção e gravação de radionovela.

 

Primeira etapa: 50 pontos

12/04 – 05 pontos para elaboração e produção de radiorevista.

16/04 – 05 pontos para gravação de Radiorevista.

11/05 – 10 pontos para o Projeto “Uniube Aberta”.

21/05 – 10 pontos para edição do programa Educomunicação “Uniube Aberta”.

18/06 – 10 pontos para avaliação teórica e prática.

24/06 – 10 pontos participação no blog e no site da disciplina.

 

 

 

Critérios de avaliação

·                    Em trabalhos em grupo, a nota dos membros poderá não ser a mesma. Isto dependerá da participação de cada aluno no desenvolvimento do trabalho.

·                    Os alunos também serão avaliados de acordo com a participação, criatividade, capacidade de aprendizagem e comprometimento.

·                    Provas de segunda chamada só serão realizadas mediante aprovação do Colegiado do curso.  

Critérios de aprovação/reprovação/exame-final

       A avaliação do processo ensino-aprendizagem obedecerá ao regimento geral da universidade. Ao longo do semestre letivo serão distribuídos 100 (cem) pontos, por intermédio de atividades avaliativas processuais e distribuídas em duas etapas durante o período letivo: Nota 1, totalizando 50 (cinquenta) pontos a serem distribuídos até a 10a semana de aula e Nota 2, somando 50 (cinquenta) pontos a serem distribuídos até a 20ª semana de aula. A aprovação do aluno nesse componente curricular segue como parâmetro notas iguais ou superiores a 70, durante o ano letivo. Nos casos em que os alunos não alcançarem essa margem mínima de pontuação, será oportunizada a realização de um Exame Suplementar, fora do período letivo – última semana de férias –, àqueles alunos com notas entre 40 e 69 pontos, obedecendo à seguinte operação:

NF.3 + ES.2

5

 

= 60

 

       Explicando: é preciso juntar a nota final do semestre, multiplicar por três, somar com a nota do Exame Suplementar multiplicada por dois, e dividir por cinco. Para ser aprovado, o aluno deve conseguir um resultado que seja igual ou superior a 60 pontos. Os alunos com notas iguais ou menores de 39 pontos já estarão automaticamente reprovados.

Recuperação da Aprendizagem

 

Caso o aluno apresente dificuldades de aprendizagem no desenvolvimento do componente curricular, será avaliado para identificação da atividade mais adequada ao seu caso.

 

 

 

Conteúdo Programático:

 

02/02

- teoria: Apresentação do componente e introdução a projetos em rádio (Educomunicação). Proposta do seminário sobre Educomunicação.

05/02

- Teoria: Vinhetas e construção das primeiras peças – a importancia de planejar.

05/02

- Prática: gravação das primeiras peças (Vinhetas).

09/02

- Teoria: Ouvir as vinhetas produzidas e avaliação.

12/02

- Teoria: Debate sobre Educomunicação.

12/02

- Prática: Debate sobre Educomunicação.

19/02

- Teoria: Sociodrama no radio.

19/02

- Prática: Sociodrama – debate.

23/02

- Teoria: Produzir Sociodramas.

26/02

- Teoria: Debate sobre papéis sociais – Sociodrama.

26/02

- Prática: Gravação do Sociodrama.

02/03

- Feriado (reposição dia 20/03)

05/03

- Teoria: Enquete ou inquérito estatístico.

05/03

- Prática: Enquete ou inquérito estatístico

09/03

- Teoria: Dramaturgia (conceito e estrutura).

12/03

- Teoria: Avaliação 1 de Conteúdo  (teoria).

12/03

- Prática: Avaliação 2 de Conteúdo (Prática).

16/03

- Teoria: Dramaturgia no rádio (aplicabilidade).

19/03

- Teoria: Dramaturgia no rádio (adaptação de histórias e contos).

19/03

- Prática: Elaboração e gravação de conto/piada/crônica/história.

23/03

- Teoria: Radionovela.

26/03

- Prática: produção da radio novela.

26/03

- Prática: gravação da radionovela.

30/03

- Teoria: Teoria radiorevista.

02/04

- Teoria: Feriado (reposição 24/04).

02/04

- Prática: Feriado (reposição 24/04).

06/04

- Teoria: Elaboração de radiorevista.

09/04

- Teoria: Produção de vinhetas para a radiorevista.

09/04

- Prática: Produção de quadros para a radiorevista.

13/04

- Teoria: ultima revisão do projeto radiorevista.

16/04

- Teoria: Gravação radiorevista.

16/04

Prática: Gravação radiorevista.

20/04

- Teoria: mixagem, edição e apresentação de recursos técnicos.

23/04

- Teoria: Mixagem do projeto radiorevista.

23/04

- Prática: Mixagem do projeto radio revista.

27/04

- Teoria: Autoavaliação.

30/04

- Teoria: Avaliação de conteúdo (teoria).

30/04

- Prática: Avaliação  de conteúdo (prática).

04/05

- Teórica: Projeto “Uniube Aberta” – programa educom.

07/05

- Teoria: Educomunicação – Uma Educação para a Cidadania.

07/05

- Prática: Visita no curso de Educação (interdisciplinar).

 

11/05

- Teoria: socialização da visita feita ao curso de Educação.

14/05

- Teoria: produzir um programa voltado para Educom.

14/05

Prática: Entrevistas (no campus).

18/05

- Teoria: Produção de roteiros Educom.

21/05

- Teoria: Gravação de vinhetas..

21/05

- Prática: Edição das vinhetas Educom.

22/05

- Uniube Aberta – Apresentação do programa Educom – e apresentação “ao vivo” da rádio do 6º período.

25/05

- Teoria: Socialização sobre a particpação do projeto na Uniube Aberta.

28/05

- Teoria: Pesquisa sobre a realidade do rádio em Uberaba.

28/05

- Prática:  Debate: o que podemos apresentar de novo.

01/06

- Teoria: radio comunitária. Possibilidades e desafios

04/06

- Prática: radioweb (streaming) Possibilidades e desafios.

04/06

- Prática: radiowebtv (streaming). Novos horizontes.

07/06

- Teoria: Podcast.

11/06

- Teoria: Montando uma radioweb.

11/06

- Prática: Montando uma radiowebtv.

15/06

- Prática: Montando um podcast.

18/06

- Teoria: Avaliação Teórica.

18/06

- Prática: Avaliação Prática.

22/06

- Teoria – Vista de prova.

25/06

- Teoria – Gravação de debate sobre o conteúdo.

25/06

- Prática – Gravação de debate sobre conteúdo.

29/06

- Prática – Ouvir o debate e avaliação do site e do blog.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia básica:              

 

BARBEIRO, Herodoto; LIMA, Paulo Rodolfo de. Manual de radiojornalismo: produção, ética e internet. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

BOM MEIHY, José Carlos Sebe. Manual de história oral. 2 ed. São Paulo: Loyola, 1998.

FERRARETTO, Luiz Artur. Rádio: o veículo, a história e a técnica. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2000/2001.

MEDITSCH, Eduardo. O rádio na era da informação: teoria e técnica do novo jornalismo. Florianópolis: UFSC, 2001.

SILVA, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva. Rádio: oralidade mediatizada. São Paulo: Anablume, 1999

SOARES, Ismar de Oliveira. “Gestão comunicativa e educação: caminhos da educomunicação”, In Comunicação &

Educação, São Paulo, ECA/USP-Editora Segmento, Ano VIII, já./abr.. 2002, no. 23, pg. 16-25.

ZANOLINI, Lívia. Educomunicação nas escolas de Uberaba. Revista Educativa. Uberaba, 2009.

https://comunicacaouniube.com.br/revista-educativa-uma-nova-proposta-educacional/

VIGIL, José Ignacio López. Manual Urgente para Radialistas Apaixonados. Paulinas, São Paulo-SP, 2004.

 

 

Bibliografia Complementar:            

 

CÉSAR, Cyro. Como falar no rádio: práticas de locução AM e FM. São Paulo: Ibrasa, 1990/1991.

___________. Rádio: inspiração, transpiração e emoção. São Paulo: Ibrasa, 2001.

CHANTLER, Paul; HARRIS, Sim. Radiojornalismo. São Paulo: Summus, 1998.

CRAWFORD, Doug. ABC da gravação. 2. ed. São Paulo: Summus, 1974.

FERRARETTO, Luiz Artur; KOPPLIN, E. Técnica de redação radiofônica. Porto Alegre: Sagra, 1992.

HAUSSEN, Doris Fagundes. Rádio e política: tempos de Vargas e Peron. Porto Alegre: Edipucrs, 1997.

 JUNG, Milton. Jornalismo de rádio. São Paulo: Contexto, 2004.

MEDITSCH, Eduardo (org.). Rádio e pânico: a guerra dos mundos, 60 anos depois. Florianópolis: Insular, 1998.

KAPLAN, Sheila; REZENDE, Sidney. Jornalismo eletrônico ao vivo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

KLOCKNER, Luciano. A notícia na Rádio Gaúcha: orientações básicas sobre texto, reportagem e produção. Porto Alegre: Sulina, 1997.

LOPES, Maria Immacolata V. O rádio dos pobres: comunicação de massa, ideologia e marginalidade. São Paulo: Loyola, 1988. 

MOREIRA, Sônia Virgínia; DEL BIANCO, Nélia R. (Orgs.). O rádio no Brasil. 4. ed. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1999.

ORTRIWANO, Gisela Swetlana. Radiojornalismo no Brasil. São Paulo: Com Arte, 1987. PORCHAT, Maria Elisa. Manual de radiojornalismo (Jovem Pan). São Paulo: Ática, 1989

PARADA, Marcelo. Rádio: 24 horas de jornalismo no ar. São Paulo: Panda, 2000.

PRADO, Emilio. Estrutura e informação radiofônica. São Paulo: Summus, 1989.

RECORDER, Maria-José; ABADAL, Ernest; CODINA, Luís. Informação eletrônica e novas tecnologias. São Paulo: Summus, 1991. 

TAVARES, Reynaldo C. Histórias que o rádio não contou. São Paulo: Negócio, 1997/1999

 

 

 

Assinatura do Docente                    

 

 

Assinatura da Direção do Curso