A Jornalista Lívia Zanoline em seu projeto de conclusão de curso na Universidade de Uberaba aborda o tema educomunicação. A proposta ainda pouco conhecida no país trabalha praticas sociais de forma criativa com interação e desenvolvimento para a sociedade.

O coordenador do núcleo de comunicação e educação da Escola de Comunicação e Artes de São Paulo, a ECA defende em sua entrevista para Livia Zanoline que a educomunicação não deve ser vista como algo de escola mas da sociedade de uma forma geral.

A educomunicação se torna essencial em uma geração que já nasce inserida no contexto midiático e trabalhá-la de maneira alternativa com a participação de música, arte e redes sociais tende a ser a nova realidade das escolas, dos profissionais das diversas áreas e dos jovens da nova geração.

Comente este texto

Educomunicação

Grasiano Souza | 31/03/2010

A Taynara aborta temas muito importantes. Pois ao somarmos diversos meios e maneiras de comunicar-mos enriquecemos os alunos e a todas que sofrerem a inluências das notícias. Como você mesma disse em seu texto, as pessoas já nascem em um mundo virtual, noticioso e midiático. Fato este que instiga mais ainda a aprofundar o tema desenvolvido por Ismar Soares que gostaria sim de ver uma sociedade mais empenhada na proposta chamada, Educação.

TEXTO

Diogo Lapaiva | 24/02/2010

REALMENTE ACHO EDUCOMUNICACAO FUTURISTA. EMBORA COM O COMENTARIO ACIMA QUE O TEMA AINDA ESTA LONGE DE SER ALGO EXEQUIVEL NO PRESENTE.

ACHEI TEXTO LEGAL.

DESCULPE A AUSENCIA DE ACENTOS, OS TECLADOS DA UNIVERSIDADE NUNCA OS ACEITAM.

SAUDACOES LAPAIVA.

Os jovens estão com tudo

Roseli Lara | 18/02/2010

Taynara você sempre aberta ao novo. Parabéns. Fuco aqui refletindo que os jovens mais uma vez estão com tudo. Novos conceitos, democratização da comunicação. Hoje, não precisamos mais implorar pelos canais comunitários nas grandes redes, mas a sociedade tem as mídias alternativas e pode produzir seus conteúdos, também a partir da Educomunicaão. Abraços Tay.

Educomunicação

Diego Prado | 17/02/2010

Com certeza a instalação deste recurso nas escolas, só tem a somar positivamente para o crescimento escolar e social de cada estudante, o com em educomunicação em meu ponto de vista como futuro comunicológo tem como prenteção preparar jovens para o futuro da comunicação e facilitar o conhecimento mais avançado.

Texto sobre Educom

Marcelo Lara | 16/02/2010

Oi tudo bem? Bom texto. Destacar que a educomunicação é da sociedade, tira a concorrência entre educadores e comunicadores. Juntar os dois como o mesmo objetivo, dar voz, interatividade para os jovens que estão preparados para usar e abusar de todas as ferramentas midiáticas. Esse é o caminho sem volta para um novo Brasil. Uma nova chance para a cidadania e uma renovação no conceito de democracia.

Comentário

Luis Fernando Oliveira | 14/02/2010

Olá Taynara! Quando você abre o leque para outras práticas, como por exemplo, música e arte, me faz lembrar o conceito das inteligências múltiplas de Howard Gardner. Penso que o caminho que a educação deva seguir é este. Concordo quando você ressalta que, hoje vivemos num contexto midiático, porém, não podemos esquecer que, ainda, existem muitas comunidades que não tem acesso a estes meios, em aguns casos, nem o trivial. Por isso, é preciso ter o discernimento para propor práticas, em alguns lugares, não tão sofisticadas.

Parabéns pelo texto!

Novo comentário